Shigeru Miyamoto, diretor de entretenimento e desenvolvimento da Nintendo, criou personagens de grande sucesso, como Mario (Kevork Djansezian / Getty Images)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2011 às 11h37.
Los Angeles -- Na semana passada, a Nintendo apresentou ao mundo seu novo console, o Wii U. Com o dispositivo, a fabricante japonesa de games quer manter-se na liderança do mercado, à frente das rivais Microsoft e Sony. Leia a seguir, na íntegra, a entrevista que Shigeru Miyamoto, diretor de entretenimento e desenvolvimento da Nintendo e criador de personagens legendários como Mario, concedeu a VEJA durante a E3, maior evento do segmento, realizado em Los Angeles. Confira também a galeria de 15 criações fundamentais do designer.
O que o Wii U oferece de novo aos jogadores?
Atualmente, a TV é alvo de disputa nos lares: todos querem controlá-la. Assim, quando uma pessoa assiste a um programa, as demais não podem jogar. Por isso, criamos um aparelho que funciona de maneira autônoma. Com o Wii U, ninguém depende da TV, pois o jogo prossegue na tela do controle. O aparelho oferece, ainda, acesso à rede on-line da Nintendo e imagem em alta definição.
Os jogos são uma forma de arte?
Eu não me reconheço como artista. Estou apenas criando entretenimento e, dessa forma, provocando sorrisos no rosto dos apreciadores de jogos.
Qual o segredo do sucesso do personagem Mario, lançado há quase trinta anos?
Ele continua divertido. Em uma pesquisa que mediu a popularidade dos personagens entre crianças, Mario apareceu na frente do Mickey Mouse. Ambos sintetizam a evolução dos meios de que são fruto: Mickey, da animação, Mario, dos games. Para mim, é claro, Mickey tem mais história do que Mario.
O senhor é um amante da música. Como ela influencia a experiência dos jogos?
O game oferece desafios estressantes aos jogadores. Então, utilizo música para reduzir a tensão. Eu gosto de usá-la também como recurso de memorização. Dessa forma, o jogador sempre recordará fases ou até um game inteiro.
The Legend of Zelda comemora neste ano um quarto de século. Como o senhor se sente sendo o responsável por um dos mais importantes jogos da história?
Muitas pessoas cresceram divertindo-se com esse título e, a partir dali, desenvolveram seus próprios games. A história da indústria de games é como um filme. Eu me sinto parte dele.
Os mundos presentes em Pikmin, Mario ou mesmo The Legend of Zelda são baseados em fantasia. Como sua infância influencia seus jogos?
As pessoas costumam buscar inspiração na infância, em seus passatempos, no meio em que vivem e usam essas ideias na hora de desenvolver um jogo, mas essas não são as únicas fontes de inspiração. No caso do Wii U, por exemplo, primeiro pensei em criar uma experiência única e, então, elaborei um projeto com toda uma equipe. Só depois de todo esse processo é que busquei adicionar elementos exteriores. Foi aí que me lembrei de sensações que tive no passado e criei uma conexão. Mas isso só aconteceu mesmo no último estágio, quando meu objetivo foi buscar referências na infância, na época em que vivia em uma área rual e brincava no campo.
Confira, a seguir, as 15 criações mais importantes de Shigeru Miyamoto
Os jogos criados por Shigeru Miyamoto são simples e divertidos, e agradam a jogadores de idades variadas. Confira, a seguir, os 15 mais importantes.
1 Donkey Kong - 1981
Desenvolvido para os arcades, o jogo trazia dois dos principais personagens de Miyamoto: Donkey Kong e Jumpman, posteriormente conhecido como Mario. O objetivo é escalar as plataformas e salvar a princesa. Um tema que se tornou recorrente entre os futuros títulos da empresa.
2 Mario Bros. - 1983
Finalmente, Jumpman virou Mario, ganhou seu próprio game e, de quebra, arranjou um irmão, Luigi. Aqui a missão do encanador é simples: livrar o sistema de esgoto de pragas como tartarugas, caranguejos e moscas que “entraram pelo cano”. De acordo com a companhia, a aventura se passa no subterrâneo da cidade de Nova York.
3 Super Mario Bros. - 1985
Miyamoto dá nova vida ao seu encanador preferido em um título bem mais complexo que os anteriores. Agora, Mario viaja com seu irmão para o Reino dos Cogumelos, onde deve resgatar a princesa de seu eterno inimigo: Bowser. O título para NES, o console de 8 bits da Nintendo, chegou a vender 40 milhões de unidades no mundo.
4 The Legend of Zelda - 1986
O jogo se passa na terra mágica de Hyrule, onde o protagonista Link deve resgatar a princesa Zelda. Embora o tema seja parecido com o dos títulos da série Mario, o jogo tem um sistema de combate baseado em armas e resolução de quebra-cabeças. Também virou uma das franquias mais importantes da Nintendo.
5 Super Mario World - 1990
Mario evoluiu e entrou para o mundo dos consoles de 16 bit. A versão para Super NES trazia mais cores e uma arte final muito melhor do que a dos títulos originais. Salvar a princesa virou um trabalho para Mario, que ganhou um novo amigo: o dinossauro Yoshi. Uma espécie de montaria para o encanador.
6 The Legend of Zelda: A Link to the Past - 1991
A série Zelda também ganhou um upgrade. O personagem de Miyamoto – Link – continua com a missão de salvar Hyrule e a princesa Zelda. Novas armas e cenários foram adicionados, tornando o jogo muito mais divertido. O título é considerado como especialistas do mercado como um dos mais importantes de todos os tempos pela sua qualidade e a diversão proporcionada.
7 Super Mario Kart - 1992
Só para variar, Myiamoto e sua equipe decidiram brincar um pouco com seus personagens criando a série Mario Kart. Ao invés de salvar a princesa, o jogador deve competir em uma corrida de cartes contra figuras conhecidas da série. A grande inovação do título é a possibilidade de jogar com um amigo em telas separadas.
8 Pokémon Red and Blue - 1996
Shigeru Miyamoto ajudou na criação de uma das séries mais populares do mundo dos games: Pokémon. O jogo é baseado na captura e treinamento de mais de uma centena de criaturas com poderes especiais. Os jogadores podem andar livremente pelos mapas, além de seguir as missões específicas para progredir na história.
9 Super Mario 64 - 1996
Mario chega ao Nintendo 64 em sua primeira experiência tridimensional. A capacidade gráfica do console permitiu a criação de um personagem muito mais consistente e com personalidade própria. Mais uma vez, a missão é salvar a princesa das garras do vilão Bowser. Por causa da novidade, o game trazia uma fase introdutória para que o jogador treinasse os movimentos do herói.
10 Mario Kart 64 - 1997
O Mario Kart original foi um sucesso. Com um console mais poderoso, o Nintendo 64, a equipe de Miyamoto teve a oportunidade de criar uma experiência mais divertida para os fãs da primeira versão. A adoção de um ambiente 3D garantiu mais desafios ao título, como rampas e buracos.
11 The Legend of Zelda: Ocarina of Time - 1998
Aproveitando a onda de Upgrades, Link e seus amigos – e inimigos – também ganharam uma versão 3D. Uma das curiosidades de Ocarina of Time é que o jogo se passa antes das versões anteriores, mostrando que Miyamoto gosta de abusar da criatividade na hora de escrever a história de seus games.
12 Super Smash Bros. - 1999
Considerado como um dos títulos mais divertidos da Nintendo, Super Smash Bros reúne os principais personagens dos consoles da companhia para uma espécie de luta livre. Mario, Link, Donkey Kong e Pikachu lutam em diversos cenários para decidir quem é o melhor. Quase cinco milhões de cópias foram vendidas na época de seu lançamento.
13 Super Mario Galaxy - 2007
Com a chegada do console Wii, Mario ganhou mais uma atualização. Em Super Mario Galaxy, o jogador abusa dos controles de movimento para comandar o encanador. A missão é salvar a princesa de Bowser: a diferença é que o protagonista deve visitar diversos planetas para realizar esse objetivo. Quase 9 milhões de cópias do game foram vendidas.
14 Wii Fit - 2007
Myiamoto também auxiliou no desenvolvimento do Wii Fit, um título que faz com que os usuários se exercitem em frente ao console em aulas de aeróbica, musculação e yoga, entre outros. O projeto ganhou prêmios internacionais de saúde conferidos por várias juntas médicas. Mais de 22 milhões de unidades foram vendidas.
15 Mario Kart Wii - 2008
Sim, o Wii também ganhou uma versão de Mario Kart. Com muito mais recursos, essa versão permite a conexão entre jogadores através da rede on-line privada da Nintendo. Além disso, a companhia lançou um controle em forma de volante para ajudar os jogadores a trabalharem com o sistema orientado a movimentos do console.