Logo do TikTok: plataforma de vídeos impulsionou alta nos gastos com apps (Dan Kitwood/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 11h29.
Última atualização em 11 de janeiro de 2024 às 11h30.
O TikTok, da empresa ByteDance Ltda, se tornou o primeiro aplicativo a ultrapassar US$ 10 bilhões em gastos por consumidores, ajudando a impulsionar as vendas por aplicativos para dispositivos móveis a um novo recorde, em um ano em que a receita de games caiu, de acordo com o último relatório anual da data.ai.
Plataformas de streaming de vídeo, como TikTok e Disney+, impulsionaram um aumento de 11% nas vendas por aplicativos ao consumidor em 2023, mostrando uma demanda resiliente, enquanto a indústria de jogos lidava com um declínio de vendas de dois dígitos na China, que arrastou as vendas globais para uma queda de 2%.
A compra de créditos no aplicativo do TikTok, que podem ser usados para dar dinheiro aos criadores favoritos e a streamers ao vivo, representaram a maior parte de sua receita e “desvendaram o segredo da monetização em dispositivos móveis”, de acordo com os pesquisadores de mercado, cujos serviços são usados por muitas das maiores marcas do mundo para acompanhar o desempenho de seus aplicativos e anúncios para smartphones e tablets.
“Os aplicativos de redes sociais e a economia de criadores de conteúdo foram pioneiros em novos caminhos para a monetização além da publicidade”, disse Lexi Sydow, diretora de marketing corporativo e insights da data.ai. “O TikTok fundou as bases por meio de seu mecanismo de dar dinheiro para o criador de conteúdo. Em 2024, a monetização direta do consumidor em aplicativos de mídias sociais por meio de compras dentro do aplicativo deverá crescer 150%, para US$ 1,3 bilhões, à medida que a concorrência aumenta.”
Os gastos em aplicativos em vez de jogos cresceram à medida que os consumidores gastavam mais em streaming, em conteúdo gerado por usuários e em aplicativos de namoro. Ainda assim, o maior impulsionador das receitas continuou a ser publicidade, que aumentou 8% em 2023, para US$ 362 bilhões, e foi responsável por dois terços das vendas em dispositivos móveis. Isso torna a batalha para atrair e reter a atenção do usuário fundamental, já que a data.ai estima que 2024 gerará US$ 402 bilhões em gastos globais com publicidade para esse tipo de produto.
Os consumidores aumentaram novamente o tempo gasto em smartphones – a Indonésia ficou em primeiro lugar, com mais de 6 horas por pessoa por dia. A média entre os 10 principais mercados atingiu 5 horas de uso diário de aplicativos, e os gastos com aplicativos aumentaram 3% em 2023. Coreia do Sul, Brasil, México e Turquia atingiram um crescimento de 25% ou mais nos gastos dos consumidores com aplicativos no ano, de acordo com a data.ai.
Shein e Temu, da empresa PDD Holdings Inc., dispararam no ranking de downloads, crescendo 140%, com Temu liderando os downloads em 125 mercados. Em outros lugares, os setores de viagens e de bilheteria registaram uma recuperação na popularidade e nos gastos, à medida que a procura pós-pandemia por eventos e experiências presenciais aumentou.
A inteligência artificial tornou-se um caminho fundamental para atrair novos usuários, com a IA generativa crescendo sete vezes e subsegmentos distintos emergindo em torno de chatbots de IA e geradores de arte. Os aplicativos generativos de IA ultrapassaram US$ 10 milhões em gastos mensais de consumidores no final de 2023.
“Este crescimento da IA também impulsionou recursos incorporados em praticamente todos os setores de dispositivos móveis, abrindo caminho para uma nova onda de inovação digital”, afirma o relatório da data.ai.