Reprodução da tela do game para o Facebook "V de Vinagre": objetivo do game é escapar da repressão policial (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 18 de junho de 2013 às 10h10.
São Paulo - A desenvolvedora Flux Game Studio lançou o game "V de Vinagre" no Facebook. O jogo faz referência aos protestos populares organizados pelo Movimento Passe Livre desde o início de junho. As manifestações criticam o aumento na tarifa do transporte público no Brasil.
No game, o jogador controla um manifestante mascarado inspirado no personagem V, da história em quadrinhos V de Vingança, escrita por Alan Moore nos anos 1980. A máscara do protagonista ficou conhecida mundialmente por se tornar também ícone do grupo ciberativista Anonymous.
O objetivo do game é escapar da repressão policial, motivada pelo porte de vinagre. O produto também virou símbolo da manifestação, após seu simples porte motivar a prisão de manifestantes no protesto da última quinta-feira (13).
"Fugir da polícia por portar garrafas de vinagre na mochila poderia muito bem ser um game 100% ficcional", disse o diretor de criação da Flux Game Studio, Paulo Luis Santos. "O problema é que, neste caso, é inspirado nessa triste realidade com a qual não podemos compactuar. Infelizmente, a maneira como a polícia atuou nos protestos foi digna dos mais violentos jogos de ação."
No game, quanto mais vinagre o manifestante tiver, mais será procurado pela polícia. O ranking do jogo atribui termos ao jogador como "meliante" ou "comunista" baseado no desempenho no game.
Meme - Imagens misturando o personagem V e garrafas de vinagre já estavam em circulação na internet desde a manifestação mais recente. Um dos principais diferenciais dos recentes atos é a cobertura informal maciça que está sendo feita pelo público nas redes sociais, com fotos, vídeos, textos e memes.
Em comunicado, a Flux disse que acredita que o game como mídia deve ser uma ferramenta para ampliar a conscientização geral sobre os protestos. "Quisemos fazer um game com orientação bem humorada e atraente, mas que expusesse bem o assunto", afirmou o artista líder e idealizador do projeto, Stiven Valério. "Não participamos dos atos que já aconteceram, mas esse é nosso jeito de contribuir no sentido de uma mudança para melhor."
"V de Vinagre" foi desenvolvido em 18 horas, começando na noite de sexta-feira (14) e terminando na tarde de sábado. Segundo os desenvolvedores, a rapidez foi motivada tanto pelo desafio de concluir o jogo em pouco tempo quanto pela urgência do assunto.
Nesse momento, o estúdio considera a criação de novos recursos para o game na rede social e possível adaptação para dispositivos móveis.