Visitantes observam novo PlayStation 4: preto para a Sony, verde para a Microsoft, os estandes dos dois gigantes são os mais visíveis de todo o salão, onde 200 mil visitantes são esperados (Yoshikazu Tsuno/AFP)
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2013 às 14h37.
Chiba - Os novos consoles PlayStation 4 da Sony e Xbox One da Microsoft disputam as atenções no maior salão asiático dedicado ao videogame, o Tokyo Game Show, que teve início nesta quinta-feira perto da capital japonesa.
Os smartphones vão ter que se contentar: apesar da presença em massa dos jogos para celular no TGS 2013, estas duas novas máquinas ofuscam qualquer outra novidade.
Preto para a Sony, verde para a Microsoft, os estandes dos dois gigantes são os mais visíveis de todo o salão, onde 200 mil visitantes são esperados de hoje até domingo.
A alta concentração de entretenimento multimídia que atrai tanto a imprensa japonesa quanto a estrangeira permite descobrir com antecedência as novidades que serão lançadas em breve. Além do PS4 e do Xbox One, também são esperados a versão atualizada do console portátil PS Vita da Sony e sua variante para a TV.
O Tokyo Game Show deste ano conta com um número recorde de 352 expositores (incluindo 162 estrangeiros). Nada menos que 962 jogos para todas as plataformas.
A Sony, gigante local, se destaca por seu enorme espaço e ainda tem a vantagem de conquistar desde já clientes para o seu PS4, que deve ser lançado em novembro na Europa e nos Estados Unidos, e apenas em fevereiro de 2014 no Japão, devido a atrasos no desenvolvimento do jogo.
"Antes eu jogava no Xbox 360 e não tinha nenhuma intenção de comprar um PS4. Mas eu pude testar os dois e agora mudei de ideia", declarou Ben Patrick, desenvolvedor de jogos.
"Esperamos cinco milhões de cópias vendidas até o final de março de 2014", anunciou o chefe da Sony Computer Entertainment, Andrew House, em uma conferência.
Embora nem todos os jogos para PS4 tenham sido concluídos, a Sony e seus parceiros dão aos visitantes a oportunidade de descobrir parcialmente 22 títulos, que vão desde continuações de sagas já famosas à novidades criadas especialmente para o evento.
"As especificações técnicas são claramente muito altas, os gráficos são cheios de detalhes e velocidade. A diferença é notável em comparação com o PS3 anterior. Então, eu vou comprá-lo", disse à AFP, Shotaru Deguchi, de 26 anos.
Mesma resposta de vários jogadores já familiarizados com consoles da Sony, mas alguns esperavam mais, como Tana Veeravitayases: "Eu estou um pouco desapontado... o jogo que eu joguei não explorava as novas funções do PS4 como, por exemplo, a câmera".
Já os aficionados da Microsoft, que não são muitos no Japão, puderam, por sua vez, experimentar 18 títulos para o novo Xbox One, mais imponente do que o PS4.
"Com esta máquina passamos a uma nova geração de qualidade e jogabilidade, é claramente um salto em comparação com o Xbox 360", considerou Kiminori Ono, de 46 anos.
Juntamente com os jogos para consoles, os destinados aos smartphones e tablets também ocupam um grande espaço para um público mais amplo e de jogadores mais casuais.
Apesar de ser praticamente desconhecido no exterior, a companhia japonesa Gree, que oferece uma ampla plataforma de entretenimento móvel, apresenta um estande digno da Sony.
É também muito ambiciosa no campo de jogos para celular, com um segundo grande estande especialmente dedicado a seus smartphones Xperia baseados no sistema operacional Android do Google. Também apresenta telas-óculos para smartphones, um dispositivo que cobre a metade do rosto e faz o jogador imergir em um espaço virtual, cortando a realidade circundante.
Todos os grandes nomes do mundo do jogo estão no salão, com a exceção da notável japonesa Nintendo, que nunca participou e que organiza seus próprios eventos públicos gratuitos.
O universo do videogame como um todo, no entanto, deve prestar homenagem a um dos seus pais, Hiroshi Yamauchi, ex-chefe da Nintendo por mais de meio século (1949-2002), que morreu nesta quinta-feira de pneumonia aos 85 anos de idade.
Foi por iniciativa iluminada de Yamauchi que a Nintendo, fabricante venerável de cartas, se transformou pioneira no ramo com, em 1983, o primeiro console de jogo de salão familiar por excelência, a Famicom, antes de muitas outras máquinas e jogos que passaram a ser cultuadas.