O Kinect, da Microsoft: o sistema desenvolvido na Poli-USP usa uma webcam para captar os gestos (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 26 de março de 2011 às 06h00.
São Paulo — O engenheiro João Luiz Bernardes Júnior, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), desenvolveu um sistema de reconhecimento de gestos que funciona de forma parecida com o Xbox Kinect, da Microsoft. O trabalho virou tese de doutorado, defendida no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli-USP.
O sistema criado por Bernardes usa uma webcam comum para captar os gestos do usuário. Um programa, que roda no computador, decodifica os gestos. Segundo o pesquisador, o sistema pode incorporar um grande repertório de gestos, que podem chegar a dezenas de milhares. "Claro que a pessoa que estiver usando o programa não vai precisar aprender todos esses gestos, deve usar no máximo 10 ou 20 de cada vez", diz ele.
Bernardes prevê que o sistema poderá, inicialmente, ser usado em ensino e em entretenimento, como acontece com o Kinect. Mas ele não acredita que esse tipo de interface vá tornar obsoletos os tradicionais teclado e mouse. Para muitas atividades, os modos tradicionais de operar o computador continuam sendo a melhor opção, diz. Agora que a tese de doutorado foi aprovada, Bernardes trabalha no aperfeiçoamento do sistema. Veja, abaixo, o vídeo com a demonstração.