Tecnologia

Netflix começa a testar jogos dentro do app para usuários na Polônia

Empresa anunciou dois games mobile da série Stranger Things, que estão disponíveis para assinantes

Stranger Things: série ganha dois jogos mobile que estão sendo testados na Polônia (Stranger Things/Reprodução)

Stranger Things: série ganha dois jogos mobile que estão sendo testados na Polônia (Stranger Things/Reprodução)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 14h33.

Última atualização em 26 de agosto de 2021 às 14h41.

A Netflix anunciou que iria entrar no mercado de games e já começou. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 26, que está disponibilizando dois jogos da franquia Stranger Things para usuários de seu app na Polônia.

Inicialmente os jogos estarão disponíveis apenas em smartphones e apenas para o sistema operacional Android. No tuíte, publicado em polonês, a empresa afirma que está apenas nos passos iniciais e que ainda tem muito trabalho a fazer nos próximos meses.

Os jogos, chamados de Stranger Things: 1984 e Stranger Things 3, não têm publicidade, tampouco compras dentro do aplicativo e estão incluído atualmente dentro da assinatura que os usuários já têm da Netflix. Além disso, os games funcionam via download: é preciso baixá-los no smartphone, já que eles não funcionam via streaming.

É incerto quando os games serão expandidos para outros mercados e até mesmo se o modelo de negócios continuará assim no futuro, já que usualmente o mercado de games depende de publicidade, compra de jogos ou compras dentro do jogo. Por enquanto a empresa está trabalhando a ação como uma forma de trazer ainda mais conteúdo para seus assinantes.

O novo horizonte para a empresa pode ser resultado de um período de queda de assinaturas: no último balanço trimestral, a Netflix apurou 1,5 milhão de novos assinantes — a imensa maioria em mercados em expansão, como a Ásia. Nos Estados Unidos, a Netflix perdeu 430.000 usuários pagos no período.

A companhia afirmou que o número estava dentro do esperado e que perdeu muitos assinantes porque, bem, tinha muitos assinantes: são quase 210 milhões de usuários pagantes do serviço.

A imersão no mundo dos games é considerada arriscada por alguns analistas. Se a Netflix foi a empresa que desbravou o mercado de entretenimento via streaming, não será a primeira a entrar no de games, que tem outros gigantes tentando vencer, de Apple e Google a Microsoft e Amazon, todos eles investindo pesado para competir com empresas e plataformas há muito tempo estabelecidas, como Epic Games e Steam, por exemplo.

 

 

Acompanhe tudo sobre:GamesNetflix

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble