Oculus Rift (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 21 de novembro de 2014 às 14h10.
Apesar de todo o burburinho e animação existentes desde que a Oculus VR anunciou seu dispositivo Oculus Rift, parece que a realidade virtual não chegará tão cedo aos consoles. Isso porque as fabricantes de jogos estão preocupadas com os efeitos colaterais dos dispositivos desse tipo: náuseas, tontura e desconforto.
Strauss Zelnick, CEO e presidente da Take-Two Interactive, disse à Bloomberg nesta semana que o setor "ainda não está pronto para a realidade virtual. Ele afirmou que isso acontece em parte porque os desenvolvedores precisam trabalhar em questões tais quais "como você verá seu controle e como o controle vai interagir com o espaço de imersão", mas também por conta de relatos de desconforto e enjoo com os protótipos atuais.
De acordo com o Gamespot, Blake Jorgensen, CFO da Electronic Arts, se preocupa com as mesmas questões. "O desafio é se você se sente enjoado, isso é muito difícil", disse ele.
"Eu vi pessoas tendo que tirar os dispositivos em 30 segundos, porque ... é tão envolvente. É uma experiência incrível e eu acho que há uma enorme oportunidade, mas há alguns passos tecnológicos que devem ser dados, de forma que existam maneiras de garantir que as pessoas irão apreciá-lo sem se sentirem mal muito rapidamente, disse ele durante a UBS Global Technology Conference.
Durante a Game Developers Conference deste ano, em março, a Microsoft disse ao Ars Technica que está disposta a "ver como o espaço da realidade virtual evolui" antes de anunciar seus próprios planos. "Neste momento, tudo o que você está vendo por aí são apenas protótipos e outras coisas em desenvolvimento", disse David Dennis, gerente de programa do Xbox. "Eu acho que para nós, será interessante ver como os consumidores respondem e quais experiências os desenvolvedores são capazes de oferecer, afirmou.