Paciência: jogo tinha outro objetivo além de entreter (Reprodução/Microsoft)
Lucas Agrela
Publicado em 28 de dezembro de 2015 às 15h07.
São Paulo – Popular nos anos 1990 e 2000, o jogo Paciência que vem instalado no Windows não tinha somente a função de entreter. Ele foi criado para ensinar fluência de mouse para as pessoas em uma época em que usar um computador era sinônimo de digitar linhas de código, de acordo com o site da revista Mental Floss.
Com esse jogo, os usuários de PCs praticavam o uso do mouse, clicando sobre cartas e arrastando-as para seu destino.
O Paciência existe desde o século XVIII como um jogo de cartas, mas a sua versão digital chegou com o Windows 3.0 (1990) – e outros games como esse também tinham funções pouco conhecidas.
O Campo Minado tinha um objetivo semelhante ao do Paciência. A diferença é que a ideia era acostumar os usuários do Windows a clicar com os botões direito e esquerdo do mouse no momento certo.
Já o FreeCell era mais voltado para software do que para o usuário. Ele vem com o pacote Win32s, que permitia que aplicações de 16 bits funcionassem no Windows 3.1. O objetivo era testar a camada thunking de 32 bits. Se houvesse um problema, o jogo não rodava.
O caso do Copas é um pouco diferente. A ideia da Microsoft era estimular o uso da tecnologia NetDDE, que permitia a comunicação com outros clientes de Copas em uma rede local. Diferentemente dos demais, ele chegou no Windows for Workgroups 3.1.
No Windows 8, a Microsoft tirou os jogos clássicos do seu software. Mas, atendendo a pedidos, o Paciência voltou no Windows 10. Os demais também estão disponíveis, apesar de estarem "escondidos" na loja virtual da Microsoft, a Windows Store.