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Microsoft compra estúdio de Minecraft por US$ 2,5 bilhões

90% dos jogadores gastaram dinheiro no game nos últimos 12 meses

Minecraft (Divulgação)

Minecraft (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 09h21.

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (15/9) a compra do estúdio de games, Mojang, criador do jogo de mundo aberto de construção Minecraft. A equipe da empresa será parte do time da Microsoft Studios, que atualmente é responsável por títulos como Halo, Forza e Fable .

O Minecraft é um game multipltaforma, disponível para PCs, consoles, dispositivos com sistemas Android e iOS. Apenas em computadores, segundo a Microsoft, o jogo atingiu a marca de 100 milhões de downloads em todo o mundo. Entre esses jogadores, 90% compraram algo no game nos últimos 12 meses. No total, foram dois bilhões de horas de jogo nos últimos dois anos.

"Jogos são uma atividade superior abrangendo PCs, consoles para tablets e smartphones, com bilhões de horas gastas a cada ano", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. "O Minecraft é mais do que uma  grande franquia de jogo  – é uma plataforma de mundo aberto, conduzida por uma comunidade vibrante que nos interessa profundamente e é rico em novas oportunidades para a Comunidade e para a Microsoft."

A compra deve ser oficialmente concluída no final de 2014, após a aprovação de órgãos de investigação antitruste, de acordo com o blog oficial da Microsoft.

"Os jogadores de 'Minecraft' transformaram o jogo em algo que superou todas as nossas expectativas", afirmou Carl Manneh, CEO da Mojang, que também acredita no sucesso do game devido ao alto nível de criatividade da comunidade.

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