Tecnologia

Loja de Black Myth: Wukong no Tmall fatura US$ 410 mil em três dias

Com produtos esgotados e entrega estendida, o e-commerce reflete o potencial de expansão de marcas de games no mercado chinês

 (Divulgação)

(Divulgação)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 15h25.

Última atualização em 20 de janeiro de 2025 às 17h11.

Tudo sobreGames
Saiba mais

A loja oficial no Tmall, uma das maiores plataformas de e-commerce da China, do jogo chinês de grande sucesso Black Myth: Wukong gerou quase 3 milhões de yuans (US$ 410 mil) em vendas nos três primeiros dias após sua inauguração. Esse resultado reflete o crescente apelo de produtos derivados de propriedades intelectuais (IP) entre os jovens consumidores chineses.

O e-commerce foi inaugurado em 15 de janeiro, oferecendo mais de 30 categorias de produtos com a marca Black Myth: Wukong, incluindo figuras colecionáveis e acessórios. Três dias após o lançamento, seis itens já estavam esgotados, e o prazo de entrega para alguns produtos foi estendido para até “90 dias”.

Black Myth: Wukong: um sucesso global

Black Myth: Wukong é um jogo de ação e aventura inspirado na mitologia chinesa. Desde o lançamento em agosto do ano passado, o título conquistou o público global com seus gráficos impressionantes e uma jogabilidade única, acumulando receitas superiores a US$ 1 bilhão.

De acordo com Zhang Shule, analista da indústria de games entrevistado pelo portal chinês Yicai, as vendas robustas de produtos derivados são o primeiro indício do sucesso comercial do jogo. No entanto, ele afirma que, para se tornar uma super IP, o desenvolvedor precisa diversificar os produtos, investindo em áreas como filmes, séries de TV e até parques temáticos.

Parcerias e desafios na expansão da marca

A Game Science, estúdio responsável por Black Myth: Wukong, anunciou uma parceria com plataformas de gestão e comercialização de IP do Alibaba Group, dono do Tmall, para fortalecer a presença da marca no mercado de produtos derivados. Além disso, a desenvolvedora informou a formação de uma equipe dedicada ao design, produção e comercialização de mercadorias do jogo.

Apesar do sucesso, alguns consumidores apontaram preços elevados e críticas à qualidade de alguns produtos. Mesmo assim, isso não impediu que os fãs adquirissem os itens. Por exemplo, mais de 500 unidades de um item avaliado em 499 yuans (US$ 68) foram vendidas nos primeiros três dias.

Mercado de produtos derivados em crescimento na China

O mercado chinês de produtos derivados de obras protegidas por direitos autorais, como animações, quadrinhos e jogos, está em rápida expansão. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelos consumidores nascidos após o ano 2000, que têm elevado a demanda por esses itens.

Entre 2023 e 2029, espera-se que o mercado de animações, quadrinhos e jogos na China cresça a uma taxa composta anual de 18%, atingindo 590 bilhões de yuans (US$ 80,6 bilhões), segundo o Instituto de Pesquisa da Indústria Qianzhan e o Instituto de Pesquisa de Valores Mobiliários de Zhejiang.

O desempenho de Black Myth: Wukong no Tmall é um exemplo claro de como as propriedades intelectuais podem impulsionar mercados e alcançar novos públicos.
Acompanhe tudo sobre:Jogos onlineGames

Mais de Tecnologia

Setor fotovoltaico na China projeta alta de 10% na capacidade instalada

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA