Tecnologia

Kinect chega ao Brasil no dia 18 por R$ 599

Dispositivo que permite controlar jogos apenas com movimentos do corpo foi lançado mundialmente nesta quinta-feira (4)

Aparelho reconhece movimentos do corpo do jogador e converte em comandos para jogos (Jerod Harris/Getty Images)

Aparelho reconhece movimentos do corpo do jogador e converte em comandos para jogos (Jerod Harris/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2010 às 14h13.

São Paulo – Lançado mundialmente nesta quinta-feira (4), o Kinect, acessório para Xbox 360 que dispensa o uso de joysticks para o controle de jogos, chegará ao mercado brasileiro no próximo dia 18 de novembro, ao preço de R$ 599. O dispositivo é encarado pela Microsoft como o maior lançamento da história da empresa na área de games, e a expectativa é que mais de 5 milhões de unidades sejam vendidas até o fim do ano em todo o mundo.

O Kinect é um aparelho composto por sensores de áudio e vídeo e que pode ser conectado a qualquer versão do Xbox 360. O equipamento tem a capacidade de fazer a identificação facial de pessoas, reconhecer gestos e comandos de voz para executar ações em jogos. No Brasil, o Kinect será vendido com o jogo Kinect Adventures, no qual o jogador poderá experimentar a sensação de flutuar, escalar montanhas e mergulhar com o personagem.

Outros quatro jogos compatíveis com a tecnologia serão lançados simultaneamente no Brasil, ao preço de R$ 149 no varejo: Dance Central, Kinectmals, Kinect Joy Ride e Kinect Sports. Os títulos virão com menus e legendas em português, porém o reconhecimento de fala funcionará apenas em inglês ou em espanhol por enquanto. “O português do Brasil já está na fila, mas ainda não temos previsão de disponibilidade”, afirmou Gustavo Camargo, gerente de marketing da Microsoft Brasil, no coletiva de imprensa de anúncio do produto.

O evento contou com a presença do engenheiro brasileiro Alex Kipman, diretor de incubação do Xbox e idealizador do Kinect, e de Michel Levy, presidente da subsidiária brasileira da Microsoft. “Poderia estar em qualquer lugar do mundo, inclusive em Nova York, onde está sendo realizado o lançamento mundial oficial do Kinect, mas escolhi estar no Brasil porque foi aqui que nasceu a ideia do Kinect”, disse Kipman.

Segundo ele, a ideia por trás do produto é livrar as pessoas de fios e botões para fazer uso da tecnologia. “Não somos nós que temos que aprender como usar a tecnologia, é ela que tem de aprender como nos servir”, explicou. O engenheiro fez uma demonstração do Kinect, que deixou grande parte dos presentes impressionados com a precisão do aparelho. “Quando tive a ideia do Kinect, pensei em transformar em ciência real tecnologias que só existiam na ficção científica”, explicou.

Kipman garantiu ainda que novas inovações devem sair dos laboratórios da Microsoft em breve. “O Kinect é apenas uma de três etapas que planejamos”, disse. “Não posso dizer quais são as outras, mas a segunda já está em desenvolvimento”.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesLançamentosMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes