A screen showing a promotional video for the Cyberpunk 2077 game for the Sony Playstation is seen in the gaming section of a shop in Tokyo on December 18, 2020, as Sony announced the pulling of the much-hyped game from PlayStation stores around the world after a flood of complaints and ridicule over bugs, compatibility issues and even health risks. (Photo by Kazuhiro NOGI / AFP) (Photo by KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images) (Kazuhiro Nogi/AFP/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 10h23.
Última atualização em 18 de dezembro de 2020 às 14h27.
O novo jogo de RPG Cyberpunk 2077 foi removido da PlayStation Store pela Sony após uma onda de reclamações por causa de uma série de falhas (bugs). Após o anúncio, as ações da CD Projekt Red (CDPR), desenvolvedora polonesa do game, despencaram até 20% nesta sexta-feira (18).
A japonesa Sony ofereceu reembolso para todos os jogadores e ele pode ser solicitado no site da empresa. O anúncio levou a CDPR a perder até 1,7 bilhão de dólares (equivalente a 8,5 bilhões de reais) em capitalização de mercado.
O Cyberpunk 2077 é um dos jogos mais esperados dos últimos anos e a expectativa na comunidade gamer era alta. Desde seu lançamento na última quinta-feira (10), jogadores vêm relatando falhas repetidas em objetos e personagens, gráficos ruins e o jogo travando repetidamente.
Para consoles mais antigos, como o PlayStation 4 e o Xbox One, os problemas com o gameplay são ainda maiores. Quem tem estes aparelhos também tem direito a um reembolso, oferecido pela desenvolvedora antes de qualquer movimento por parte da Sony.
Em um comunicado via Twitter, a CDPR prometeu corrigir os bugs e disse que a primeira atualização já está disponível. A segunda correção deve se liberada na próxima semana, de acordo com a empresa.
"Depois de três atrasos, estávamos muito focados em lançar o jogo", disse o co-CEO Adam Kicinski durante uma chamada na última segunda-feira (14). A informação é do site Business Insider. "Subestimamos a escala e a complexidade dos problemas. Ignoramos os sinais sobre a necessidade de mais tempo para refinar o jogo nos consoles básicos de última geração. Foi a abordagem errada e contra nossa filosofia de negócios", complementa ele.