Rio de Janeiro - A Fifa quer tornar mais clara a tecnologia da linha do gol, especialmente as imagens mostradas para o público nos telões dos estádios, anunciou Delia Fischer, chefe de comunicação da organização, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.
"Trabalhamos para fazer com que seja mais claro", explicou a responsável pela comunicação da Fifa.
Durante a partida entre França e Honduras (3-0), no domingo em Porto Alegre, um chute do atacante francês Karim Benzema bateu na trave.
A bola correu sobre a linha do gol, bateu no goleiro Noel Valladares e entrou.
Uma primeira sequência em câmera lenta, divulgada na tela do estádio, mostrou que a bola não havia entrado no gol depois de bater na trave com a menção "no goal".
Segundos mais tarde, outra sequência mostrou que o goleiro havia empurrado a bola para trás da linha do gol e que, portanto, ele era válido, com a menção "goal".
Este intervalo de tempo entre as duas sequências provocou um breve momento de confusão no estádio, especialmente com "um público que, diferentemente do da Inglaterra, que utiliza um sistema similar, não está familiarizado com a tecnologia na linha de gol", explicou Delia Fischer.
O lance que valeu o segundo gol francês na partida marcou a primeira vez que um gol foi validado com o apoio da tecnologia na história do futebol internacional.
A Fifa trabalhará agora para fazer com que as imagens sejam mais claras, em coordenação com a empresa encarregada da tecnologia do gol.
-
1. Show de bola
zoom_out_map
1/10 (Getty Images/Central Press)
São Paulo - A tecnologia sempre teve um papel muito importante na história das Copas do Mundo. Da construção dos estádios a transmissão dos jogos de futebol, inovações técnicas sempre marcaram presença e fizeram bonito. A seguir, veja alguns exemplos disso:
-
2. Rádio ao vivo (1938)
zoom_out_map
2/10 (Nationaal Archief/Wikimedia)
A Copa de 1938 foi a primeira com transmissão ao vivo dos jogos por rádio para o Brasil e vários países. Segundo relatos de quem ouviu, o sistema falhava e não era raro que o torcedor ficasse um tempo sem saber quem havia marcado um gol.
-
3. Televisão (1954)
zoom_out_map
3/10 (Reprodução/Youtube)
Realizada na Suíça, a Copa de 1954 foi a primeira a ter jogos transmitidos pela televisão. Mas nem todos os países puderam acompanhar a novidade. Embora já contasse com emissoras como a TV Tupi, o Brasil não teve acesso à transmissão dos jogos.
-
4. Copa na TV (1962)
zoom_out_map
4/10 (Domínio Público)
Só em 1962 os brasileiros puderam assistir na TV aos lances da nossa seleção. Tudo graças à tecnologia dos
videotapes. Gravados no Chile, os jogos eram enviados por avião e transmitidos no Brasil no dia seguinte às partidas.
-
5. Copa a cores (1970)
zoom_out_map
5/10 (Domínio Público)
A transmissão a cores pela TV foi uma das grandes inovações tecnológicas em 1970. Para que os europeus aproveitassem a novidade, alguns jogos foram marcados para 12h - o que gerou reclamações. Aqui no Brasil, os jogos ainda passavam em preto e branco.
-
6. Copa ao vivo (1970)
zoom_out_map
6/10 (Reprodução/Youtube)
Embora ainda tivessem de assisti-la em preto e branco, os brasileiros puderam passar a ver a copa ao vivo a partir de 1970. O sinal era enviado do México via satélite e transmitido em rede por várias emissoras de televisão.
-
7. Copa virou game (1986)
zoom_out_map
7/10 (Reprodução/Youtube)
A Copa de 1986 foi a primeira a virar tema de um game. Lançado em 1987, Mexico 86 era uma adaptação de Kick and Run, game de futebol da época. Com seu gráfico colorido e trilha simples, o joguinho fez muito sucesso nos fliperamas da época.
-
8. Copa HD (1998)
zoom_out_map
8/10 (Reprodução/Youtube)
No Mundial da França, a emissora de TV japonesa NHK realizou as primeiras transmissões de jogos em alta definição. No Brasil, a Globo chegou a exibir a tecnologia para convidados - mas não houve transmissão HD. Jogos em HD para os brasileiros, só em 2010.
-
9. Linha do gol (2014)
zoom_out_map
9/10 (Divulgação)
A Copa de 2014 será a primeira a contar com recursos tecnológicos para dizer se a bola entrou no gol. Nos 12 estádios do torneio, sete câmeras filmam cada gol e produzem 500 imagens por segundo. Em caso de gol, o juiz será avisado via relógio de pulso em um segundo.
-
10. Copa 4K (2014)
zoom_out_map
10/10 (Divulgação/ Consórcio Maracanã 2014)
Outra tecnologia que deve ser testada na Copa do Brasil é a exibição de jogos em definição ultra-alta ou 4K. Três jogos do torneio (entre eles, a final) devem ser exibidos assim em telas especiais na zona sul do Rio. Mas não haverá transmissão em 4K.