O blog FiveEightThirtySports divulgou nesta segunda-feira uma ferramenta online e interativa que mostra as chances que cada seleção tem de conquistar a Copa do Mundo.
O resultado é relativamente óbvio – o Brasil é o favorito, com 45,2% de levar a taça –, mas a forma como ele foi obtido é bastante interessante: os cálculos foram feitos pelo algoritmo Soccer Power Index, desenvolvido por Nate Silver, editor-chefe da página, junto com a emissora ESPN.
O sistema foi lançado no final de 2009 justamente com o objetivo de definir os favoritos na Copa de 2010, na África do Sul.
Para isso, o SPI usou como base dados de resultados passados de cada equipe, rivalidades históricas, times em que estavam os jogadores (o foco ainda está nas competições europeias, no entanto), os potenciais ofensivo e defensivo de cada lado, entre outras informações – e parece ter recebido melhorias para a competição deste ano.
A principal delas, segundo escreveu Silver no texto postado no blog, é atenção maior dada a resultados exatos de cada jogo.
“Essas projeções de partidas [e dos placares] são calibradas com base nos resultados históricos que mais lembram uma Copa do Mundo, como jogos competitivos entre as 100 melhores equipes do ranking”, segundo o editor e estatístico.
Para ele, é importante diferenciar um 2 a 0 de um 2 a 1 nos resultados dos cálculos, já que gols feitos e sofridos podem servir de critério de desempate e definir classificação de uma equipe para uma competição oficial.
O algoritmo também leva em conta o fator “distância percorrida”, já que o fuso horário e o cansaço de uma viagem poderiam, em teoria, influir diretamente no desempenho da equipe.
Mas só na teoria mesmo, porque, segundo o texto, o ponto não pareceu afetar muitos os resultados de partidas realizadas a partir de 2006, período em que o SPI teve acesso a “dados altamente detalhados”.
Por isso, os ajustes foram “fracos”, como classificou o estatístico – e as porcentagens não foram tão modificadas, apesar do leve favorecimento a seleções latinas.
A nova ferramenta baseada no SPI está disponível aqui, e prevê inicialmente quais seleções passarão da primeira fase.
As porcentagens de vitória, empate ou derrota das seleções em cada uma das partidas são mostradas na tabela da direita, dando uma boa noção do que o algoritmo pode fazer.
Já a parte “Knockout Stage” mostra as chances que cada equipe tem de passar para as fases seguintes e, por fim, levar a taça. Se quiser saber mais sobre o algoritmo, vale dar uma olhada nas explicações da própria ESPN (em inglês, infelizmente).
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1. Show de bola
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1/10 (Getty Images/Central Press)
São Paulo - A tecnologia sempre teve um papel muito importante na história das Copas do Mundo. Da construção dos estádios a transmissão dos jogos de futebol, inovações técnicas sempre marcaram presença e fizeram bonito. A seguir, veja alguns exemplos disso:
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2. Rádio ao vivo (1938)
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2/10 (Nationaal Archief/Wikimedia)
A Copa de 1938 foi a primeira com transmissão ao vivo dos jogos por rádio para o Brasil e vários países. Segundo relatos de quem ouviu, o sistema falhava e não era raro que o torcedor ficasse um tempo sem saber quem havia marcado um gol.
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3. Televisão (1954)
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3/10 (Reprodução/Youtube)
Realizada na Suíça, a Copa de 1954 foi a primeira a ter jogos transmitidos pela televisão. Mas nem todos os países puderam acompanhar a novidade. Embora já contasse com emissoras como a TV Tupi, o Brasil não teve acesso à transmissão dos jogos.
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4. Copa na TV (1962)
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4/10 (Domínio Público)
Só em 1962 os brasileiros puderam assistir na TV aos lances da nossa seleção. Tudo graças à tecnologia dos
videotapes. Gravados no Chile, os jogos eram enviados por avião e transmitidos no Brasil no dia seguinte às partidas.
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5. Copa a cores (1970)
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5/10 (Domínio Público)
A transmissão a cores pela TV foi uma das grandes inovações tecnológicas em 1970. Para que os europeus aproveitassem a novidade, alguns jogos foram marcados para 12h - o que gerou reclamações. Aqui no Brasil, os jogos ainda passavam em preto e branco.
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6. Copa ao vivo (1970)
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6/10 (Reprodução/Youtube)
Embora ainda tivessem de assisti-la em preto e branco, os brasileiros puderam passar a ver a copa ao vivo a partir de 1970. O sinal era enviado do México via satélite e transmitido em rede por várias emissoras de televisão.
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7. Copa virou game (1986)
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7/10 (Reprodução/Youtube)
A Copa de 1986 foi a primeira a virar tema de um game. Lançado em 1987, Mexico 86 era uma adaptação de Kick and Run, game de futebol da época. Com seu gráfico colorido e trilha simples, o joguinho fez muito sucesso nos fliperamas da época.
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8. Copa HD (1998)
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8/10 (Reprodução/Youtube)
No Mundial da França, a emissora de TV japonesa NHK realizou as primeiras transmissões de jogos em alta definição. No Brasil, a Globo chegou a exibir a tecnologia para convidados - mas não houve transmissão HD. Jogos em HD para os brasileiros, só em 2010.
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9. Linha do gol (2014)
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9/10 (Divulgação)
A Copa de 2014 será a primeira a contar com recursos tecnológicos para dizer se a bola entrou no gol. Nos 12 estádios do torneio, sete câmeras filmam cada gol e produzem 500 imagens por segundo. Em caso de gol, o juiz será avisado via relógio de pulso em um segundo.
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10. Copa 4K (2014)
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10/10 (Divulgação/ Consórcio Maracanã 2014)
Outra tecnologia que deve ser testada na Copa do Brasil é a exibição de jogos em definição ultra-alta ou 4K. Três jogos do torneio (entre eles, a final) devem ser exibidos assim em telas especiais na zona sul do Rio. Mas não haverá transmissão em 4K.