varoufakis (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 15h56.
Depois de lidar com a economia baseada em chapéus do game Team Fortress 2 e ajudar os mercados da desenvolvedora Valve, o economista Yanis Varoufakis foi nomeado ministro das Finanças da Grécia. O grego trabalhou na empresa de Gabe Newell entre 2012 e 2013, e depois ainda atuou como consultor para a marca, dona da plataforma de games Steam.
Varoufakis ficará responsável por ajudar na recuperação de uma economia nacional em depressão desde 2009, pelo menos. A Grécia foi um dos países que mais sofreu com a crise europeia iniciada naquele ano, e até hoje ainda não deu sinais de recuperação.
Atualmente, mais de 25% da população do país está desempregada, e a taxa passa dos 50% quando falamos de jovens abaixo dos 24 anos. A dívida grega já representa 175% do PIB nacional, que era de 241 bilhões de dólares em 2013 e não existem sinais de que haverá um desconto ou um perdão para amenizar o valor a ser pago.
O cenário é bem pior do que o encontrado por Varoufakis quando entrou na Valve, em junho de 2012. A contratação aconteceu após Newell, fundador da empresa, entrar em contato com o economista, em um e-mail que falava dos problemas que apareciam com cada vez mais frequência nas crescentes economias virtuais dos games da marca.
Em sua primeira postagem no blog Valve Economics, o grego contou que por pouco não apagou a mensagem sem ler. Meu dedo recuou do teclado e eu continuei a ler, escreveu, na ocasião. E naquele momento, eu estava mais do que intrigado. Eu estava interessado!
O economista, que estava longe de ser um gamer, viu no trabalho uma oportunidade de trocar estudos baseados em amostragens por pesquisas científicas relacionadas a "uma economia que (apesar de digital) realmente existia".
"Em contraste com nossa incapacidade de realizar testes realmente científicos em condições econômicas 'normais', a economia digital da Valve é uma área de testes maravilhosa para experiências significativas", escreveu, na época.
"Nós não apenas temos acesso a informações completas (que tornam a amostragem supérflua), mas, mais importante, nós podemos mudar os valores subjacentes da economia, as regras e as configurações, e então sentar e observar como a comunidade responde."
No seu primeiro texto, Varoufakis ainda citou que um de seus objetivos na Valve era "moldar narrativas e conhecimento empírico que transcendessem a fronteira separando as economias reais das digitais". E com o sucesso do mercado de chapéus em Team Fortress 2 e do mercado de compra e venda de cartas no Steam, o economista parece ter conseguido cumprir sua meta. Resta saber se ele terá o mesmo sucesso salvando a Grécia.