5 detalhes mostram como serão os apps do Apple Watch
A Apple liberou, na semana passada, o kit de desenvolvimento de apps para o Apple Watch. Ele revela diversos detalhes sobre o relógio, que deve chegar em 2015
WatchKit (Reprodução / Apple)
Maurício Grego
Publicado em 24 de novembro de 2014 às 11h13.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
São Paulo -- Quando a Apple apresentou seu relógio inteligente Apple Watch, em setembro, ela se concentrou no aspecto visual e nas aplicações que o relógio teria, mas não forneceu detalhes sobre seu funcionamento. Eles começaram a ser revelados na semana passada. As informações chegaram junto com o WatchKit, o kit de ferramentas para desenvolvimento de aplicativos para o Apple Watch. Ele foi liberado para os desenvolvedores junto com uma versão de teste do iOS 8.2, próxima edição do sistema operacional do iPhone e do iPad. O Apple Watch deve chegar às lojas no início de 2015. Veja, a seguir, algumas informações novas trazidas pela documentação do WatchKit.
A primeira geração de apps para o Apple Watch vai rodar no iPhone conectado ao relógio. O Watch vai funcionar como uma tela secundária do smartphone. Haverá pouco processamento de dados no relógio. O WatchKit fará a conexão entre os dois aparelhos. Isso significa que, sem um iPhone por perto, os apps não vão funcionar no Watch. Apps independentes, que vão rodar no Watch sem ajuda do iPhone, devem chegar no final de 2015. Não está claro se esses apps autônomos vão funcionar com o Apple Watch original ou se serão compatíveis apenas com a segunda geração do relógio e as seguintes.
Todos os apps para o Apple Watch terão fundo preto. A ideia é que haja certa continuidade entre eles. Mas os gráficos poderão ter as cores escolhidas pelo desenvolvedor. Ele também poderá usar animações discretas para indicar ações na telinha do relógio.
Haverá duas possíveis formas de o usuário navegar num app no Apple Watch. A primeira é hierárquica – a pessoa vai fazendo sucessivas escolhas até chegar à tela desejada (à esquerda nesta foto). A segunda forma é por páginas – O usuário desliza o dedo sobre a tela, para um dos lados, e ir vendo as opções disponíveis (ao centro na foto). O desenvolvedor terá de optar por uma outra ao criar seu aplicativo.
A tela do Apple Watch vai aceitar toques simples; movimentos de deslizar o dedo para cima, para baixo e para os lados; e também pressão sobre a tela. Essa é uma novidade do Apple Watch. É o primeiro dispositivo da Apple que reconhece a pressão do dedo na tela. Além disso, a pessoa poderá interagir com o app girando o botãozinho lateral (também conhecido como coroa) do relógio.
Há três tipos de alerta que o Apple Watch vai exibir na tela. O primeiro, que a Apple chama de “glance” (“vislumbre”, ao centro nesta foto) é a exibição rápida de alguma informação, como a temperatura ou o resultado de um jogo. O segundo é uma notificação curta que cabe numa única tela junto com o logotipo do app, como o aviso de que chegou um e-mail. O terceiro tipo é um aviso que permite interagir com o app (à direita na foto). Pode conter uma mensagem e opções como apagar ou responder, por exemplo.
7. Agora veja mais detalhes sobre o relógio da Apple:zoom_out_map
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