Para Mathieu Nouzareth, criador do SongPop, o futuro dos games e dos apps está nos smartphones e tablets (INFO)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2012 às 20h29.
São Paulo - O dia 22 de julho vai ficar na história da desenvolvedora de jogos FreshPlanet. Foi quando os 12 funcionários da empresa, fundada em 2009, em Nova York, comemoraram mais um recorde: 3 milhões de pessoas acessaram, num único dia, o SongPop, game lançado apenas dois meses antes. Sua boa aceitação é mais um sinal da corrida que movimenta o mercado de aplicativos e games.
Ela mostra que os jogos para celular com forte elemento social são uma aposta promissora. Espera-se que dessa onda, escancarada pelo sucesso de SongPop e Draw Something, surjam os próximos blockbusters das app stores.
“Até pouco tempo, jogar no celular era uma coisa solitária. No Facebook, a pessoa brincava com vários amigos, mas não em movimento”, disse a INFO o francês Mathieu Nouzareth, presidente da FreshPlanet.
“O futuro da indústria é ter pessoas jogando entre si, mas em smartphones e tablets”. Nouzareth e sua empresa seguem à risca essa receita. No SongPop, duas pessoas se enfrentam para ver quem acerta em menos tempo o nome de uma música, ouvindo trechos dela. Segundo Nouzareth, 65% jogam no celular e o restante no Facebook.
O game simples e viciante caiu no gosto dos brasileiros. O país já é o terceiro maior mercado do SongPop, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. “O mundo dos games casuais está dividido”, diz Nouzareth.
“De um lado, há companhias focadas em mobile. Há os criadores de Angry Birds, que são muito bons, mas nas redes sociais não são o número um. De outro, existem especialistas em games sociais, como a Zynga, fortes no Facebook e com dificuldades no celular. Agora, todos buscam o Santo Graal da convergência.”
Dan Porter, criador do game Draw Something, comprado pela Zynga em maio último, acredita que a ideia da convergência vai além do mercado de games. “Não é só porque jogos são populares que um desenvolvedor deve apenas apostar neles”, disse Porter a INFO. “Há um grande apetite por aplicativos que conectam pessoas. A chave é entender como elas utilizam seus aparelhos e aperfeiçoar essa experiência.”
Segundo os criadores de SongPop e Draw Something, para desenvolver um app de sucesso é preciso reunir uma equipe que se sinta confortável com a ideia de que o produto nunca estará realmente acabado. Recomeçar faz parte do jogo. Profissionais com experiência em plataformas móveis são recomendados, além de designers focados em interação. Veja, abaixo, dez dicas dos dois empreendedores.
1. Aposte nas plataformas móveis. Elas crescem mais rápido.
2. Trabalhe em um projeto por vez. Foco é a chave do negócio.
3. Prefira uma área que você tenha familiaridade. Apps voltados ao entretenimento, que conectam as pessoas, estão em alta.
4. Reúna uma equipe formada por desenvolvedores especializados em plataformas móveis e designers mais focados em interação do que na criação apenas de interfaces bonitas.
5. Fique atento à maneira como as pessoas usam seus celulares. A partir daí, boas ideias podem começar a surgir.
6. Lembre-se de que o produto nunca está pronto.
7. Tenha paciência. Os aplicativos mais baixados e populares das app stores não fizeram sucesso na primeira tentativa.
8. Aprenda com os erros cometidos nas versões anteriores.
9. Aproveite ao máximo a interface sensível ao toque dos aparelhos. Se for um game, deve ser o mais intuitivo possível.
10. A interface deve ser fácil. Nada de manual de instruções.