Revista Exame

A tendências que devem levar os videogames para uma nova fase

GTA VI e Switch 2 devem redefinir a direção de um mercado de 200 bilhões de dólares

O Switch 2, da Nintendo (SOPA Images/LightRocket /Getty Images)

O Switch 2, da Nintendo (SOPA Images/LightRocket /Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 06h00.

Última atualização em 19 de dezembro de 2024 às 11h37.

O setor de games é centrado em três empresas: Sony, Microsoft e Nintendo. São elas as fabricantes dos principais consoles que ditam as tendências e os títulos best sellers. Em 2025, há dois marcos que devem impactar o mercado, que alcançou o valor de 200 bilhões de dólares: o lançamento do console Switch 2, da Nintendo, e a chegada de Grand Theft Auto (GTA) VI, o jogo mais aguardado da história dos videogames.

A renovação da linha de produtos da Nintendo vem para enfrentar o desafio de fim de ciclo, quando as vendas já não crescem pela falta de novidades.

GTA chega com a possibilidade de se tornar um serviço e promete ser lucrativo pelos próximos anos, como foi o caso da versão anterior, que rendeu 9 bilhões de dólares na última década.

Paralelamente, jogos que rodam por streaming avançam, representando quase 20% da receita global e atraindo gerações mais jovens com acesso a jogos sem necessidade de hardware caro.

Essa transformação reflete a flexibilidade dos gamers: quase metade joga em mais de uma plataforma, equilibrando a conveniência do mobile com experiências imersivas e comunitárias nos PCs e consoles.

André Lopes

Acompanhe tudo sobre:1270

Mais de Revista Exame

Linho, leve e solto: confira itens essenciais para preparar a mala para o verão

Trump de volta: o que o mundo e o Brasil podem esperar do 2º mandato dele?

Ano novo, ciclo novo. Mesmo

Uma meta para 2025