'Ainda Estou Aqui': produção de filme brasileiro custou apenas 1% do valor de 'Wicked'; veja lista
De produções milionárias a obras de orçamento enxuto, os filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme em 2025 mostram que o impacto na tela não depende apenas de cifras impressionantes
'Ainda Estou Aqui': filme é 126 vezes mais barato que 'Duna: Parte 2' (Ainda Estou Aqui/Divulgação)
Última atualização em 25 de janeiro de 2025 às 20h21.
O Oscar 2025 trouxe uma celebração histórica para o cinema brasileiro. Pela primeira vez, uma produção nacional está concorrendo ao prêmio mais prestigiado da noite, a categoria de Melhor Filme.
O longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, representa um marco para o setor audiovisual do país.
Com um custo de produção de US$ 1,5 milhão cerca de R$ 8,8 milhões, na cotação atual, segundo o IMDb, o longa brasileiro é o mais barato entre os indicados deste ano. Em contraste, o filme de ficção científica Duna: Parte 2, o longa mais caro da lista, foi produzido com US$ 190 milhões, valor 126 vezes maior.
O filme, estrelado por Fernanda Torres — vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz e também indicada ao Oscar na mesma categoria —, foi produzido com um orçamento que equivale a apenas 1% do valor gasto em Wicked. Este, por sua vez, é o segundo maior sucesso de bilheteria mundial entre os indicados, ficando atrás apenas de Duna: Parte 2.
Confira os orçamentos dos filmes indicados ao principal prêmio do Oscar, do mais barato ao mais caro:
Ainda Estou Aqui: US$ 1,5 milhão
Anora: US$ 6 milhões
O Brutalista: US$ 10 milhões (estimativa)
Conclave: US$ 20 milhões
Nickel Boys: US$ 23,2 milhões
Emilia Pérez: US$ 25 milhões
A Substância: US$ 17,5 milhões
Um Completo Desconhecido: US$ 70 milhões
Wicked: US$ 150 milhões
Duna: Parte 2: US$ 190 milhões
Sucesso de bilheteria
Entre os indicados ao principal prêmio do Oscar deste ano, Duna: Parte 2 lidera o ranking com uma bilheteria mundial impressionante de US$ 714,4 milhões.
O filme de ficção científica arrecadou US$ 282,1 milhões na América do Norte e US$ 432,3 milhões no mercado internacional, consolidando sua posição como o filme mais lucrativo entre os concorrentes.
Na sequência, Wicked garantiu US$ 466,4 milhões em bilheterias globais até dezembro de 2024, posicionando-se como o segundo maior sucesso financeiro. Já no meio do ranking, produções como A Substância (US$ 50,6 milhões) e Um Completo Desconhecido (US$ 59,8 milhões) destacam a força de produções de médio porte.
Confira a bilheteria dos filmes indicados ao principal prêmio do Oscar*:
"Duna: Parte 2": filme teve maior valor de produção e bilheteria entre indicados ao Oscar (Warner Bros/Duna/Divulgação)
Duna: Parte 2: US$ 714,4 milhões
US$ 282,1 milhões (EUA/Canadá)
US$ 432,3 milhões (Internacional)
Wicked: US$ 466,4 milhões (até dezembro de 2024)
A Substância: US$ 50,6 milhões
US$ 16,9 milhões (EUA/Canadá)
US$ 33,7 milhões (Internacional)
Anora: US$ 33,5 milhões
US$ 14,8 milhões (EUA/Canadá)
Us$ 18,7 milhões (Internacional)
Conclave: US$ 31,7 milhões (até 21 de janeiro de 2025)
Ainda Estou Aqui: US$ 14,1 milhões (até janeiro de 2025, apenas no Brasil)
Emilia Pérez: US$ 10,7 milhões (apenas internacional)
O Brutalista: US$ 5,4 milhões (até 17 de janeiro de 2025)
Nickel Boys: US$ 1,4 milhões
US$ 1,0 milhão (EUA/Canadá)
US$ 356,592 (Internacional)
Um Completo Desconhecido: US$ 59,8 milhões (apenas EUA/Canadá, até 25 de dezembro de 2024)
*Foram usados os seguintes sites para os dados de bilheteria:
Box Office Mojo: para a maioria dos filmes, incluindo "Wicked", "Anora", "Conclave", e dados parciais de "Um Completo Desconhecido".
The Numbers: forneceu dados adicionais, especialmente para "Dune: Parte 2" e "A Substância".
Deadline Hollywood: utilizado para informações atualizadas sobre "Dune: Parte 2".
Comscore: fonte para dados de bilheteria brasileira de "Ainda Estou Aqui".
Variety: forneceu informações complementares sobre vários filmes, incluindo "O Brutalista" e "Nickel Boys".
The Hollywood Reporter: usado para verificar e complementar dados de alguns filmes.
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