Os primeiros passos para criar uma startup
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais
Antes de decidir empreender, a primeira coisa que você deve pensar é se você está realmente pronto para começar. Isso está relacionado tanto ao seu momento de vida, uma vez que sua família será totalmente envolvida, quanto ao seu estado financeiro.
1. A fase inicial é basicamente sustentada via bootstrap, e muito provavelmente você passará de 12 a 18 meses sem ganhar dinheiro, o que transcende a questão da empresa e cruza a linha entre sua vida profissional e pessoal.
2. Comece seu processo de aprendizado. Existe um conjunto de livros, blogs e treinamentos pessoais e à distância que pode te ajudar. Mas principalmente faça uma reflexão sobre quais são as suas lacunas e o que você realmente precisa aprender. E isso você não vai descobrir sozinho, é preciso buscar mentoria.
3. Olhe a sua rede de contatos e busque pessoas que estejam ligadas direta ou indiretamente a empresas de tecnologia. Marque quantos cafés e almoços forem possíveis e entenda a trajetória de cada uma delas. Se possível, consiga com que um ou mais deles se torne seu mentor formal.
4. Encontre sócios. É quase impossível empreender sozinho e muito difícil quando se tem os sócios errados (provavelmente seus amigos). Normalmente, a cabeça de sua empresa deve ser formada por um tripé com o hacker, o vendedor e o designer de produto.
Entenda qual desses papéis você assumirá e busque outros dois para assumir as responsabilidades restantes, pois equipes sem equilíbrio não saem do lugar.
5. Só agora é o momento de decidir em qual segmento você vai trabalhar. São duas as principais abordagens: a primeira é a chamada arbitragem de ideias, na qual você pega um segmento que já teve crescimento disruptivo fora do Brasil e tenta implementar a ideia por aqui. É o que faz a Rocket Internet, por exemplo.
A segunda opção é olhar a sua vida profissional e perceber o que é que você realmente entende. E aqui vale lembrar que não é o que você gosta, mas do que você entende. Se você gosta de moda, mas entende de logística, abra uma empresa relacionada à logística.
Faça então uma validação de oportunidade e se pergunte se o mercado é grande o suficiente para que a pequena parte dele que você terá acesso justifique sua startup.
6. Aprenda a fazer descoberta de produto e cliente (customer e product discovery). Você deve encontrar um problema muito sério, que alguém pague para resolvê-lo. Busque fazer antibióticos e não vitaminas. A partir destes testes e respostas, desenvolva protótipos de cada vez mais alta fidelidade até que você chegue ao seu produto mínimo viável. Vá iterando até conseguir tração e lembre-se que não há erro pior do que construir muito bem alguma coisa que ninguém quer usar.
7. Forme sua caixa de ferramentas do empreendedor Lean (enxuto), procurando usar nuvem, software opensource, SaaS (software as a service) e controle de caixa e competência baseado em planilha. Entenda também quais são as variáveis financeiras do seu negócio. Se for varejo, por exemplo, essa variável é a relação entre sua margem líquida e o custo de aquisição. Se for um SaaS, é a relação entre o custo de aquisição e o valor gerado pelo cliente no ciclo de vida dele, considerando a taxa de churn (perda de clientes).
8. Controle seu burn rate, ou seja, a quantidade de dinheiro que você “queima” mensalmente. Faça uma conta simples: divida o tanto que você tem no banco mais o que você potencialmente gerará por mês por este número para saber quantos meses de vida você tem. O processo de busca de uma rodada de financiamento não dura menos que seis meses, e se o dinheiro for acabar você tem que fazer caber um plano de fechamento.
E lembre-se de que a trajetória é sempre de aprendizado. Empreender é uma corrida de resistência, e não de velocidade. Pode ser que você quebre, e se isso acontecer, tenha a garantia de que você conseguirá juntar os pedaços e tentar de novo, pois sua chance de sucesso aumenta consideravelmente a cada erro e principalmente depois da primeira viagem.
Fernando de La Riva é especialista em negócios digitais e sócio da Concrete Solutions.
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1. Entrar para ganhar
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1/16 (Getty Images)
São Paulo – O mercado de
aplicativos é bilionário e muitos pequenos empresários querem faturar com ele.
De acordo com uma pesquisa da Appnation divulgada no ano passado, a economia de aplicativos móveis vai dobrar de 72 bilhões de dólares, dado de 2013, para 151 bilhões de dólares em 2017. Veja 15 dicas de
empreendedores para quem deseja ter sucesso resolvendo problemas da sociedade com aplicativos.
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2. 1. Inove sempre
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2/16 (Divulgação)
Tallis Gomes, 27 anos, fundador e co-CEO do Easy Taxi, acredita que qualquer aplicativo é um meio pelo qual você presta um serviço. “Planejamento, trabalho em equipe, conhecimento do cliente e constante desenvolvimento e inovação são extremamente importantes para o sucesso de um negócio”, afirma.
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3. 3. Invista em geolocalizadores
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3/16 (Divulgação/Voopter)
Um aplicativo tem que ter mecanismos práticos e orientados à fidelização. “O desenvolvedor de aplicativos mobile deve ter em seu DNA que o seu usuário é um ser em movimento e que a situação geográfica no momento do uso deve ser determinante para o funcionamento do aplicativo”, completa Pettersom Paiva, 38 anos, fundador do Voopter, aplicativo de comparação de preços de passagens aéreas.
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4. 4. Foque no ranking nas lojas
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4/16 (Fernando Cavalcant)
Para Marcelo Ferreira, 27 anos, cofundador e CEO da HelloFood Brasil, uma das principais recomendações para empreendedores que desejam faturar com aplicativos é ficar de olho nas avaliações no Google Play e Apple Store. “Garanta que o app tenha grande quantidade de avaliações com comentários positivos para melhorar o ranking nas lojas”, conta.
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5. 5. Não cobre para fazer o download
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5/16 (Divulgação/Peixe Urbano)
Alex Tabor, 33 anos, cofundador e CTO do Peixe Urbano, conta que os aplicativos que mais faturam são aqueles gratuitos para baixar, mas que cobram por compras e atalhos. “A minha dica seria se preocupar primeiro em ter um aplicativo útil, fácil de navegar e que gere engajamento e traga benefícios para os usuários”, completa.
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6. 6. Descubra as reais necessidades do usuário
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6/16 (Divulgação/Palpiteros)
Publicidade e assinatura são alguns modelos de monetização em mobile. Mas, Eduardo Ruschel, 45 anos, fundador da Palpiteros, rede social para torcedores de futebol, acredita que a retenção de usuários é uma das principais medidas de sucesso para um aplicativo. “Invista grande parte do tempo inicial pesquisando as necessidades do usuário, veja se sua ideia é realmente válida e se seu aplicativo irá fazer diferença para seu público-alvo”, conta.
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7. 7. Seja criativo
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7/16 (Divulgação/PiniOn)
A comunicação de um aplicativo deve ser feita de uma maneira criativa e divertida. Para Eduardo Grinberg, 41 anos, CEO do PiniOn, outros aspectos essenciais para que um app se torne popular é ser útil e beneficiar o usuário. “Ele pode ser monetizado na forma de mídia, meios de pagamentos ou como prestador de algum tipo de serviço importante para as empresas”, explica.
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8. 8. Invista em marketing
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8/16 (Divulgação/Timokids)
Para Fabiany Lima, 35 anos, CEO da Timokids, aplicativo de leituras de livros infantis, são poucos os aplicativos que conseguem viralizar organicamente. “Estude o público-alvo e o custo de aquisição de cliente, por isso o investimento em marketing é muito importante”, conta.
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9. 9. Tenha um plano de negócio sustentável
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9/16 (Divulgação/99 Taxis)
Para o cofundador e CEO da 99 Taxis, Paulo Veras, 41 anos, uma das principais recomendações para quem deseja faturar com aplicativos é construir uma grande base de usuários. “Devem ter também um modelo de negócios claro e sustentável e um produto que gere recomendações e fidelidade dos usuários”, completa.
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10. 10. Customize o aplicativo
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10/16 (Daniela Toviansky)
“Os aplicativos desenvolvidos especificamente para cada plataforma possuem uma melhor performance, o que reduz o tempo de espera do usuário a cada comando executado e uma melhor usabilidade”, explica Eduardo Orlando L’Hotellier, 29 anos, fundador e CEO da GetNinjas. Entretanto, ele afirma que o custo do desenvolvimento pode ser maior.
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11. 11. Engaje os usuários
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11/16 (Divulgação/VivaReal)
Para quem deseja expandir seus produtos ou serviços para dispositivos móveis, Brian Requarth, 34 anos, CEO do VivaReal, afirma que o foco não deve ser conquistar novos usuários. “Engaje aqueles que já visitam o seu site para que eles baixem o seu aplicativo”, ensina. Além disso, é preciso investir em bons desenvolvedores para criar o produto.
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12. 12. Tenha vários modelos de receita
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12/16 (Divulgação/VaiMoto)
Um aplicativo pode ter várias fontes de receita e o empreendedor precisa ver quais são as tendências do mercado. “Desde venda de naming rights para uma empresa, venda de patrocínios e também com e-commerce plugado”, afirma Daniel Muniz Silva, 33 anos, fundador da VaiMoto, aplicativo para contratação de motofretistas.
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13. 13. Lance o mais rápido possível
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13/16 (Divulgação)
Não desperdice tempo e dinheiro ao desenvolver um aplicativo. “O ideal é lançar o mais rápido possível, com as funcionalidades essenciais e ir melhorando a partir do feedback dos usuários”, afirma Felipe Fioravante, 30 anos, cofundador e CEO do iFood, aplicativo de delivery online.
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14. 14. Cresça aos poucos
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14/16 (Divulgação/Fábrica de Aplicativos)
Para Guilherme Santa Rosa, 33 anos, CEO da Fábrica de Aplicativos, a maioria das ideias no começo irá falhar. “Quanto mais você falhar, maiores serão as chances de começar a acertar. Somente quando já tiver validado suas propostas de solução parta para o desenvolvimento final do seu aplicativo”, recomenda.
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15. 15. Invista em design
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15/16 (Divulgação/TokenLab)
“Como novos dispositivos e versões de sistemas operacionais surgem constantemente, é preciso que o aplicativo esteja sempre atualizado com as novas funcionalidades e tendências de design”, afirma Henrique Velloso, 33 anos, sócio diretor da TokenLab, empresa de aplicativos móveis. Ter uma boa equipe de marketing e desenvolvimento é outra recomendação do empreendedor.
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16. Agora, veja mais sobre empreendedorismo
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16/16 (Lionel Bonaventure/AFP)