EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 19h59.
São Paulo - Basta dar um passeio rápido pelo YouTube ou qualquer site especializado em propaganda para notar que as webséries criadas pelas marcas pipocam aos montes por aí.
Entretanto, não era assim no inicio da década passada, até surgir a celebre série de Filmes The Hire, da BMW. Mas será que o trabalho ainda teria o mesmo impacto hoje, mais de uma década depois de sua veiculação?
Na última semana a Advertising Age afirmou que a BWM americana pretende retomar uma de suas maiores ações de marketing de todos os tempos e também um dos grandes cases do brandend content em todo o mundo. Quem deixou escapar a informação foi Trudy Hardy, o novo vice-presidente de marketing da montadora, durante o Automotive News World Congress, em Detroit.
Com filmes curtos de ação e superproduções espetaculares, a marca subverteu os tradicionais comerciais de 30 segundos, utilizando o astro Clive Owen como protagonista dos filmes e outros nomes célebres nomes como Gary Oldman, Madonna e Mickey Rourke e diretores de peso como Ang Lee, John Woo e Tony Scott.
Lançada em 2001 e produzida até 2002, a série tinha como objetivo rejuvenescer a marca. "Eles pensaram: 'vamos fazer uma coisa completamente diferente'. Geralmente, há 10% da verba para a criação e 90% para a divulgação. Eles inverteram", explica Fernando Palacios, professor de Storytelling na ESPM e Diretor da Storytellers Brand´n´Fiction.
Então a BMW contratou grandes nomes para dirigir seus filmes publicitários e pronto? Não. A marca e a agência "brifaram" os diretores cuidadosamente, pois quando se trata de storytelling e branded & content, é preciso equilibrar. O ideal é 50% de pensamento de marca e 50% de storytelling no sentido da qualidade da narrativa", explica Palacios.
O resultado? As vendas subiram 12% em 2001 com relação ao ano anterior, sem contar que os filmes foram vistos mais de 11 milhões de vezes em quatro meses, numa época em que não existia ainda o Youtube.
Além disso, a campanha faturou o GP de Cyber em Cannes 2002, bem como outros prêmios como o Clio e o Black Pencil. Como se não bastasse, a série de oito curtas inspirou também a criação do prêmio Titanium no Festival de Cannes, o prêmio mais desejado da propaganda em todo o mundo.
Confira alguns dos filmes:
//www.youtube.com/embed/m9fgiE1JU9o?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/ypcYBcbgw1w?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/jFijgJf-NLE?feature=player_embedded