Itaú disponibiliza conta para gamers com atendimento via Discord (adamkaz/Getty Images)
Vinicius Lordello — Esporte Executivo
Publicado em 1 de julho de 2021 às 17h58.
Última atualização em 5 de julho de 2021 às 16h06.
A Ludos Pro, startup de gamificação criada em 2018, viu a procura por sua solução gamificada aumentar ao longo dos primeiros meses da pandemia, fechando o ano de 2020 com um crescimento de 248% quando comparado a 2019. Ao longo de seus três anos, mais de 300 mil pessoas já foram treinadas com a plataforma. O crescimento vem acompanhado de um aporte de R$ 1,5 milhão, realizado por um investidor estrangeiro, e que vai viabilizar mudanças na estrutura da empresa que serão, inicialmente, focadas em melhorias de tecnologia e inclusão de novas funcionalidades na plataforma. O objetivo, a médio prazo, é também investir na internacionalização da plataforma que já vem passando por localizações para o inglês e espanhol.
O trabalho chamou também a atenção do Sicredi, patrocinador ativo no Futebol (Federação Paulista de Futebol, Ponte Preta, Guarani), que já criou diversas experiências gamificadas com a plataforma, como o CRM Play, Sementes do Desenvolvimento, e o mais novo programa Comitê Jovem. O programa preparou uma série de cursos focados em melhorar ou criar habilidades relacionadas ao perfil de liderança de cada um desses jovens por meio de uma plataforma gamificada e outras ferramentas. Além de participar do programa em suas próprias cooperativas, os jovens podem acessar a plataforma para participar de um ambiente lúdico com minicursos e atividades específicas.
A temática da plataforma é uma Experiência de Mergulho e leva todos os jogadores desde o processo de preparação às profundezas do mar para mostrar a importância de passar por cada etapa e aprender com o desafio. Além de participar das atividades no período de 2 anos, os jogadores podem trocar suas moedas por prêmios dentro da plataforma.
A Ludos é um ambiente de aprendizagem completo, lúdico e inovador e supre a necessidade de um ambiente de treinamento. Para a startup, o storytelling é essencial e, para isso, cada usuário pode criar seu próprio avatar a partir de uma série de possibilidades de mais de 200 itens. Para avaliar a performance dos usuários, a plataforma usa diferentes mecânicas de jogos, e comuns aos universos do Esporte e eSport, como estrelas, pontos, troféus, conquistas, badges e até rankings dos usuários que mais pontuaram durante sua jornada. Os clientes podem ainda gerar certificados para quem completar os cursos.
As recompensas também podem ultrapassar o mundo virtual e se tornarem reais. Cada cliente escolhe a forma de recompensar os participantes, podendo incluir até presentes físicos e vouchers de lojas e restaurantes selecionados. A plataforma se integra com outros marketplaces e permite que o criador daquele material defina as recompensas. O universo esportivo já transcende as competições em si e, assim, cumprem seu papel de evolução da sociedade.