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DelPozo renasce sofisticada com detalhes de alta costura

Foi inaugurada a 56ª edição da Mercedes-Benz FashionWeek com a coleção ''Essence'' de DelPozo


	Desfile da marca DelPozo em Madri: À primeira vista, as silhuetas parecem refinadas e simples
 (Getty Images)

Desfile da marca DelPozo em Madri: À primeira vista, as silhuetas parecem refinadas e simples (Getty Images)

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Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2012 às 18h38.

Madri - Após dois anos de aposentadoria compulsória, o estilista Josep Font voltou nesta quinta-feira como novo nome da DelPozo às passarelas madrilenhas com uma coleção caprichosa, mágica e com cores conceituadas, um espetáculo de bom gosto e boa costura com pinceladas de Alta Costura.

Nos jardins do Parque El Capricho de Madri e com os acordes da banda ''The Chinese BirdWatchers'' foi inaugurada a 56ª edição da Mercedes-Benz FashionWeek com a coleção ''Essence'' de DelPozo, onde foram vistas propostas ultrafemininas e sofisticadas.

Mais que um desfile, a coleção primavera-verão 2013 criada pelo catalão Josep Font foi uma verdadeira aula de boa costura, em que se viram estampas com cortes estruturados e silhuetas longilíneas confeccionadas com tecidos nobres.

Da difícil união entre a ingênua e cândida sobriedade das menonitas (religião europeia da época da Reforma Protestante) e a riqueza da Alta Costura surgiu a primeira coleção de Josep Font para a DelPozo, um amálgama de contrastes que teve como resultado peças joviais e divertidas, banhadas em uma sofisticação etérea.

O desfile foi aberto com um conjunto branco esfarrapado composto por jaqueta justa de manga curta e calças cigarrete de cintura alta de organdi bordado com singelas flores, padronagem que apareceu várias vezes acompanhada de blusas suaves.

Do alto de sapatos plataforma dourados de salto agulha floridos, a modelo internacional Marina Pérez exibiu um vestido curto repleto de ''canudos'' coloridos.

O legado estético de Jesús Del Pozo, morto no ano passado, esteve presente em grande parte da coleção, assim os característicos volumes da marca apareceram em fabulosos vestidos longos e curtos, mas desta vez foram construídos a partir do interior, graças a experimentais estruturas de crinolina (armação usadas no século XIX para dar volume aos vestidos) modeladas à mão.

À primeira vista, as silhuetas parecem refinadas e simples, mas olhando atentamente os vestidos, percebem-se várias camadas que constroem engenhosas pregas interiores oferecendo um efeito final sofisticado e etéreo.


Não passaram em branco os detalhes de Alta Costura que Font introduziu à coleção. Chamou a atenção, por exemplo, um casaco curto branco decotado, com mangas retas, realçado com pérolas, uma ode à costura do grão-mestre Cristóbal Balenciaga.

Flores de tecido presas a decotes e ombros, detalhes, ''patchworks'', badulaques e lantejoulas foram alguns dos recursos estilísticos usados pelo catalão para adornar os vestidos de gala.

Font trabalhou os tecidos com maestria. Por um lado, modelou com consciência e muito carinho o organdi, o crepe, a organza e o linho para criar formas inspiradas no origami japonês para a costura de ''prêt-à-porter''.

Por outro, utilizou a gaze e o tule de seda para os desenhos mais fluidos e leves da coleção, peças que se adornavam com toques de ráfia, tecidos que se encarregaram de somar frescor e espontaneidade à coleção.

A paleta de cores de DelPozo foi composta por tons como o branco, o bege, o rosa antigo, o nude, o preto e o azul cobalto, que foram adornadas por pinceladas douradas e fluorescentes.

O desfile terminou como começou: com um belíssimo conjunto branco, modelo que marca o novo perfil da casa, que aposta em um estilo jovem e fresco, mas mais próximo da alta costura do que da moda da rua. 

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