controle (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 31 de julho de 2015 às 15h46.
Começam no próximo dia 15 de agosto as aulas do curso de pós-graduação em Games e Tecnologias da Inteligência aplicados à Educação. As inscrições, porém, ainda não foram encerradas, e matrículas podem ser feitas no site do centro de ensino Capacitar até o dia 10.
Segundo a escola, o curso será híbrido, mas composto majoritariamente por aulas feitas à distância. Os encontros presenciais aos quais os alunos deverão levar o próprio notebook acontecerão em média uma vez por mês, e sempre em um coworking (espaço com escritórios compartilhados) próximo ao metrô Fradique Coutinho, na cidade de São Paulo.
A ideia da pós-graduação é, basicamente, desconstruir o modelo tradicional de educação mostrando aos alunos como inserir jogos e tecnologias de inteligência em um plano de aula. Serão apresentadas plataformas e softwares para desenvolvimento de games e atividades digitais, e também passadas orientações sobre diferentes estratégias educacionais.
O curso será dividido em quatro módulos, que dão uma base sobre o tema e depois partem para o desenvolvimento de jogos e outros assuntos um pouco mais complexos antes de chegarem ao TCC. A carga horária será de 510 horas por ano, e o valor total é de pouco mais de 8 500 reais (200 reais de matrícula e 24 mensalidades de 350 reais).
O tema de tecnologia aplicada à educação já foi abordado por aqui em uma entrevista com Ed Paoletti, executivo da Intel. Na conversa, o gerente de desenvolvimento de negócios para educação da empresa falou sobre as iniciativas da companhia na área, e ainda ressaltou que é preciso planejar muito bem antes de aplicar recursos do tipo em uma sala de aula.
"Vários aspectos precisam ser trabalhados seguindo uma determinada ordem para que o resultado final seja bom", disse Paoletti. "É preciso existir uma política clara para o uso da tecnologia na área, uma norma muito específica, colocando objetivos claros para essa adoção."