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Novo presidente da Funarte liga rock a droga, sexo, aborto e satanismo

Maestro Dante Mantovani é discípulo de Olavo de Carvalho e espalha teorias da conspiração para defender ideais de direita conservadora

Dante Mantovani, novo chefe da Funarte, é membro da Cúpula Conservadora das Américas e aluno de Olavo de Carvalho (Youtube/Reprodução)

Dante Mantovani, novo chefe da Funarte, é membro da Cúpula Conservadora das Américas e aluno de Olavo de Carvalho (Youtube/Reprodução)

São Paulo - O maestro Dante Mantovani foi nomeado presidente da Funarte nesta segunda-feira (2), ao lado de Rafael Nogueira para a Biblioteca Nacional, ambos sob comando do atual secretário de Cultura do governo, Roberto Alvim.

Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes é o órgão federal responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade artística brasileira.

Em seu canal no Youtube, onde tem dezenas de vídeos e cerca de 6,9 mil seguidores, Mantovani mistura música, política, filosofia e teorias da conspiração para defender ideais da direita conservadora. 

No vídeo “Qual a relação entre Beatles e Adorno?”, Mantovani afirma que agentes comunistas infiltrados na CIA, Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, eram responsáveis por fazer distribuição de LSD para jovens no festival de Woodstock em 1969.

O objetivo seria destruir a família, que, segundo ele, é a base do capitalismo. Mantovani segue, associando o gosto pelo rock ao uso da droga, que “ativa a indústria do aborto”:

“O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo”, diz. 

Mantovani foi aluno do ideólogo de direita Olavo de Carvalho, citado como inspiração e usado como referência estética, com vídeos em frente a livros, mapas, partituras, e com uma cruz católica à vista.

A ligação dos Beatles com o filósofo alemão Theodor Adorno também vem de Olavo, que em setembro deste ano, colocou o pesquisador da escola de Frankfurt como o real compositor das músicas da banda.

Em um vídeo de outubro deste ano, Mantovani cita Platão para defender Olavo, que por ser “filósofo”, deve estar acima de toda a sociedade, e assim, reger ideologicamente o país. “Se nós temos um filósofo, em primeiro lugar, vamos ficar quietinho e aprender com ele”, declara. 

Em outro vídeo, Mantovani defende que o fascismo, regime político autoritário historicamente reconhecido como um fenômeno da direita, é, na verdade, um movimento de esquerda. 

“‘Tudo dentro do Estado, pelo Estado e para o Estado’. Essa é a definição de Benito Mussolini, o próprio fundador do fascismo. Quem defende que tudo deva ser feito pelo Estado, para o Estado e em benefício do Estado, ora, são políticos de esquerda, são os socialistas, são os comuno-larápios, são os psolistas, os petistas, pcdobistas. Esse pessoal da esquerda que quer fazer tudo pelo Estado. As pessoas de direita são o extremo oposto do fascismo”, defende o maestro. 

Graduado em música, Mantovani tem especialização em filosofia política e jurídica e é doutor em Estudos da Linguagem, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Membro da Cúpula Conservadora das Américas, também é autor dos livros “O Canto do Violino e Outros Ensaios” e “Ensaios Sobre a Música Universal (Canto Gregoriano a Beethoven)”, sobre música erudita.

Mantovani também foi produtor do curta-metragem “Deus acima de todos”, sobre a eleição de Jair Bolsonaro e a identificação com a fé de seus eleitores. 

Rock

Em outra publicação do canal, o novo presidente da Funarte diz que nem todas as produções de rock podem ser consideradas como música, e dá ao gênero outras utilidades.

“Eu acho o rock bom porque quando você tá dirigindo no trânsito ou na estrada e começa te dar aquele sono você coloca o rock e acorda na hora, porque ele estimula o corpo.”

Ainda debatendo ritmos musicais, no vídeo “Fim do Sertanejo?”, Mantovani discute a “baixa qualidade” do sertanejo universitário. De acordo com ele, o ritmo fez com que muitos brasileiros perdessem o contato com a própria tradição cultural brasileira. 

“É óbvio que estes que fazem sucesso hoje, com esse chamado sertanejo universitário, que não tem relação alguma com o campo com a vida rural, com a alma brasileira. Tem a ver sim com a ganância, com querer ganhar dinheiro com essas músicas de baixíssima qualidade que acabam inclusive por distorcer o nome da chamada música sertaneja (...) Então, é um procedimento gravíssimo que precisa ser discutido e trazido à tona e trazido às claras”.

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